Discografia Toy Dolls (1983-2004)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Saudações Anarquistas, trago a vocês uma banda muito famosa e concerteza vocês já ouviram muito o som deles. Uma banda clássica com um jeito único e irreverente de se fazer punk. Uma banda que quebrou o famoso paradigma "Punk não sabe tocar guitarra", pois o Olga toca muito bem. Curtam o som.
Os Toy Dolls foram formado em Outubro de 1979, na cidade de Sunderland, norte da Inglaterra, tendo na primeira formação Pete Zulu (Peter Robson) na voz, Olga (Michael Algar) na guitarra, Flip (Philip Dugdale) no baixo e Mr. Scott (Colin Scott) na bateria.
A primeira apresentação ao vivo dos Toy Dolls foi no Millview Social Club, na cidade inglesa de Sunderland, em 20 de Outubro de 1979. Após tocarem em vários shows, Pete Zulu saiu da banda para formar a sua própria banda, Zulu & The Heartaches.
Então eles recrutaram rapidamente um tal de "Hud" para a voz, que nunca tinha cantado antes. Hud saiu da banda depois de um único show no Thornaby Club, a 25 de Novembro de 1979. Os Toy Dolls tinha um show marcado para os próximos dias, em Sunderland mesmo, no Wine Loft, então Olga assumiu os vocais e a banda passou a ser um trio.
Com a estabilidade da banda, um empresário local decidiu patrocinar o primeiro single dos Toy Dolls, que foi da música "Tommy Kowey's Car", com a clássica "She Goes To Finos" como lado B deste disco. Este compacto vendeu as 500 cópias iniciais rapidamente, mas a banda nunca teve dinheiro para fazer mais cópias.
O posto de baterista sempre foi crítico nos Toy Dolls, com várias mudanças e problemas com os que ocuparam esta função na banda. Mesmo assim, no começo de 1980, os Toy Dolls já acumulavam uma legião de fãs e seguidores na sua região e a imprensa inglesa começava a falar bem dos shows da banda, com boas críticas, principalmente feitas por jornalistas musicais de peso, como Garry Bushell, que naquela época escrevia para o jornal Sounds.
Os média locais, de Sunderland, também adoravam os Toy Dolls. Mas mesmo com todo este apoio, a banda via-se estagnada, sendo obrigada a ficar a tocando na sua região e sem nenhum contrato com uma editora.
Se algo não acontecesse seria mesmo o fim dos Toy Dolls. Mas Olga e os seus companheiros não se renderam e com muito esforço e determinação gravaram o seu primeiro EP, com recursos próprios. Este disco é histórico, chama-se Toy Dolls EP e foi lançado em 1981, contendo as músicas "She's a Worky Ticket", "Everybody Jitterburg", "Teenage in Love", "I've Got Asthma" e "Tommy Kowey's Car".
Logo a banda ganhou status de revelação da cena punk rock inglesa e não demorou para que assinassem um desastroso contrato com a EMI Records. Pela EMI eles lançaram apenas o single "Everybody Jitterbug". Acabaram logo o contrato com a EMI e assinaram com a Volume Records, por onde lançaram o clássico single "Nellie The Elephant" (versão 1982) e o primeiro LP da banda, chamado Dig That Groove Baby, de 1983.
A primeira grande chance de uma tour inglesa aconteceu graças aos amigos da banda Angelic Upstarts, que chamaram os Toy Dolls para abrirem os shows de sua tour inglesa em 1982. Logo, no ano seguinte, os Toy Dolls fariam a sua primeira turnê nacional pela Inglaterra, como banda principal.
Em 1984, eles regravaram e lançaram uma nova versão para o single "Nellie The Elephant". Este single vendeu a impressionante marca de 535 mil cópias no Reino Unido, colocando a banda na posição número 4 da tabela pop inglesa.
Sem dúvida o grande destaque da banda em todos os tempos é o vocalista e guitarrista Olga, que conseguiu acabar de vez com o conceito de que "punk não sabe tocar mais que três acordes". Ele é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e introduziu características novas e próprias ao punk rock e ao rock mundial. Contar com discos dos Toy Dolls nas discotecas básicas é uma obrigação para os verdadeiros amantes do bom e velho rock 'n' roll, pois a banda representa o que há de melhor no punk rock inglês.
Links Para Download (Album's Estudio) :
* 1983 - Dig That Groove Baby
* 1985 - A Far Out Disc
* 1986 - Idle Gossip
* 1987 - Bare Faced Cheek
* 1989 - Wakey Wakey
* 1991 - Fat Bob's Feet
* 1993 - Absurd-Ditties
* 1997 - One More Megabyte
* 2000 - Anniversary Anthems
* 2004 - Our Last Album?
Links Para Download (Ao Vivo) :
* 1990 - 22 Tunes from Tokyo
* 1999 - On Stage in Stuttgart
Links Para Download (Compilados) :
* 1989 - Ten Years of Toys
* 1992 - Singles 83/84
* 1997 - The History 1979-1996 part1 - part2
senha/password: lagrimapsicodelica

Comments

One response to “Discografia Toy Dolls (1983-2004)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

tecnologiar disse...

Conheci o Toy Dolls graças a um primo meu que esqueceu um vinil na minha casa depois de uma festa (Bare Faced Cheek) eu devia ter uns 7 anos (meu primo uns 20), gostava de ouvir a faixa 1 por causa do som de "peido" que ele fazia... muitas agulhas quebradas depois (pobre vitrola do meu avô) já estava amarradão no som dos caras... fui conhecendo outras bandas e associando ao estilo que curto até hoje, que eu denomino como SURF Punk Rock...

Abs,

14 de setembro de 2011 11:27

Postar um comentário